quarta-feira, 8 de junho de 2011

FLUXO - PSICOLOGIA DA EXPERÊNCIA ÓPTIMA


O FLUXO DE CSIKSZENTMIHALYI

O fluxo é um estado mental de operação em que uma pessoa está totalmente imersa no que está fazendo – Mihaly Csikszentmihalyi (lê-se Chicks send me high)
[Flow – fluxo – momentos de experiência óptima, momentos de elevação, leveza, flutuação – caracterizado por uma sensação de imersão completa, atenção concentrada … e bem estar; decorrem numa situação em que a pessoa tem objectivos claros a concretizar e acesso aos resultados da sua acção. Por ex. em artistas, religiosos e atletas]
Fluxo é o estado de total absorção numa determinada atividade, que, embora possa ser exigente ou até mesmo estressante enquanto você a está realizando, oferece posteriormente um profundo senso de satisfação”.
As pesquisas concluíram que as pessoas, enquanto trabalham, prefeririam fazer outra coisa. Todavia, é no trabalho, e não no lazer, que são encontradas as maiores fontes de fluxo. Isso ocorre porque é no trabalho que geralmente se encontram todos os elementos do fluxo: são atividades que apresentam metas factíveis, exigem o investimento ordenado de energia psíquica e concentração, fornecem feedback imediato, e cujas tarefas exigem habilidades que estão no limiar de nosso controle.
Mais um vez, enfatiza-se que as experiências de fluxo são menos ditadas por condições externas, e mais influenciadas pelo modo com que o indivíduo trabalha.
O fluxo é alcançado quando várias das condições abaixo são encontradas em uma atividade:
• Objetivos claros – tanto as expectativas quanto as regras.
• Concentração – a pessoa se concentra na atividade em questão, não fazendo mais nada em paralelo.
• Perda da autopercepção – a pessoa deixa de preocupar consigo mesma.
• Percepção distorcida do tempo – parece que o tempo anda mais rápido.
• Respostas rápidas – a pessoa tem feedback imediato e permanente dos seus sucessos ou fracassos.
• Equilíbrio entre os desafios e as habilidades – nem muito fácil nem muito difícil.
• Sentimento de controle – a pessoa se sente no controle do que está fazendo.
• Recompensa intrínseca – a atividade por si só é recompensadora, não havendo necessidade de recompensas externas.
• Quando se encontram em estado de fluxo, as pessoas praticamente "tornam-se parte da atividade" que estão praticando e a consciência é focada totalmente na atividade em si.
Nota: não é necessária a presença de todas estas sensações para experienciar o estado de fluxo.
Talvez a questão mais importante do fluxo de Csikszentmihalyi seja o equilíbrio entre os desafios e as habilidades. Um desafio muito maior do que as habilidades das pessoas leva à ansiedade. Já um desafio baixo, para pessoas com muitas habilidades, leva ao tédio
Martin Seligman explica, no livro Felicidade Autêntica, com absoluta clareza, esse drama da sociedade atual: buscam-se “atalhos” para a felicidade, em coisas que levam somente a prazeres (televisão, jogos eletrônicos, bebidas), em detrimento das gratificações, que são as emoções positivas justamente ligadas ao desenvolvimento de nossas forças e virtudes.
A personalidade autotélica
Esse é o meu capítulo predileto do livro de Csikszentmihalyi (Fluir, uma psicologia da felicidade) um dos melhores capítulos que já li em toda minha vida, particularmente o trecho que vai da página 119 até a 127. Indivíduos com personalidade autotélica são aqueles que fazem as coisas por si mesmas, tendo a experiência como meta principal, em vez de serem motivados por recompensas externas. Pessoas autotélicas não dependem de metas externas para se satisfazerem, uma vez que encontram gratificação nas tarefas por si mesmas.
O “ser autotélico” está relacionado sobretudo ao que a pessoa faz com seu tempo, em particular com seu tempo livre. O exercício de habilidades só é possível em atividades que tendem a produzir fluxo, como o trabalho intelectual e o lazer ativo, ao invés do entretenimento e lazer passivos.
Para ter uma personalidade autotélica, é preciso investir energia psíquica no que ocorre ao seu redor, e se dedicar a atividades por elas mesmas, sem esperar uma resposta imediata. Preocupando-se menos consigo mesmas, elas possuem mais energia psíquica para experimentar a vida. É muito importante controlar nossa atenção, e dirigi-las para atividades que explorem nossas habilidades, nossas forças e virtudes. O mundo está cheio de coisas interessantes para fazer, e não há desculpas para ficar entendiado.
Ao invés de nos preocuparmos tão somente com o futuro, deveríamos é investir nossa vontade e nosso tempo em atividades que nos façam apreciar a vida aqui e agora.
O Inquérito Apreciativo consiste numa busca colectiva das causas do sucesso no grupo de pessoas considerado, o que é completamente diferente de buscar a raiz das causas do fracasso, infelizmente bem mais típico da nossa forma colectiva e individual de estar na vida.

Csikszentmihalyi, M. (2002). Fluir. Lisboa: Relógio d’Água.
Durante mais de vinte anos, Mihaly Csikszentmihalyi estudou estados de «experiência óptima», os estados em que uma pessoa desfruta verdadeiramente de alguma coisa ou em que se concentra activamente numa tarefa. O autor chamou estados de «fluxo» a estes estados de satisfação profunda. FLUIR explica como o fluxo pode ser controlado, provocado e como podemos recorrer à sua energia para enfrentar os desafios concretos da vida.

Sem comentários: