Elaborado por Maria Antónia Dias 12 R - Escola Sec. Miraflores
Esclarecimento de dúvidas, no que concerne ao projecto 15, sobre a agressão.
Foram apresentados os conceitos de Freud; Lorenz; Dollard e Bandura.
Debate sobre conflito nas relações de amizade e do amor.
Abordagem sobre preconceitos raciais, nomeadamente do comportamento Hitleriano.
Projecto 15 (Objectivo 6)
1. Com é que nos relacionamos com os outros e com os diferentes grupos sociais?
2. Porque é que as relações interpessoais se revestem de aspectos atractivos e intimistas ou agressivos e de afastamento?
1 – As relações que se estabelecem entre os membros de um grupo são processos interpessoais (Interacção) que ocorrem entre os mesmos e que são marcados por:
Relações entre o indivíduo com os outros/proximidade:
- Atracção Interpessoal
- Agressão
- Intimidade
Relações do indivíduo com diferentes grupos sociais, grupos a que não pertencemos:
- Estereótipo
- Preconceitos
- Conflito/Cooperação
2.
Atracção Interpessoal – é a avaliação cognitiva e afectiva que fazemos dos outros e que nos leva a procurar a sua companhia. Manifesta-se pela preferência que temos por determinadas pessoas que nos leva a gostar de estar com elas e a partilhar confortavelmente a sua presença.
Factores que influenciam a atracção:
- Proximidade
- Atracção Física
- Semelhanças Interpessoais
- Complementaridade
- Reciprocidade
- Admiração
- Respeito
- Aceitação
- Estima
- Gratidão
Agressão – é um comportamento que visa causar danos físicos ou psicológicos a uma ou mais pessoas e que reflecte a intenção de destruir.
Habitualmente, distinguem-se dois tipos de agressão quanto à intenção do sujeito:
- Agressão Hostil
- Agressão Instrumental
Agressão Hostil – é um tipo de agressão emocional e geralmente impulsiva. É um comportamento que visa causar danos ao outro, independentemente de qualquer vantagem que o sujeito agressor possa obter.
Agressão Instrumental – é um tipo de agressão que visa um objectivo, que tem por fim conseguir algo independente do dano que possa causar. É frequentemente, planeada e, portanto, não impulsiva.
Distinguiremos agressão quanto ao alvo e quanto à forma de expressão.
Quanto ao alvo:
Agressão directa – o comportamento agressivo dirige-se à pessoa ou ao objecto que justifica a agressão.
Agressão deslocada – o sujeito dirige a agressão a um alvo que não é responsável pela causa que lhe deu origem.
Auto-agressão – o sujeito desloca a agressão para si próprio.
Quanto à forma de expressão:
Agressão aberta – pode manifestar-se pela violência física ou psicológica, é explícita, isto é, concretiza-se em espancamentos, ataques à auto-estima, humilhações.
Agressão dissimulada – este tipo de agressão recorre a meios não abertos, tais como o sarcasmo e o cinismo que visam provocar o outro, feri-lo na sua auto-estima, gerando ansiedade.
Agressão inibida – o sujeito manifesta agressão para com o outro, mas dirige-se contra si próprio. O sentimento de rancor é um exemplo desta forma de expressão de agressão.
Factores para comportamentos agressivos: frustração, competição, sofrimento, violação de normas, cólera, personalidade, estímulos violentos, cultura
Para explicar a origem da agressão há várias teorias que procuram identificar as causas dos comportamentos agressivos.
A concepção de Freud – a agressão teria origem numa pulsão inata, a pulsão da morte, disposição institiva, primitiva (e inconsciente) do ser humano.
A concepção de Dollard – a agressão é provocada pela frustação.
A concepção de Lorenz – a agressão estaria programada genéticamente sendo desencadeada em determinadas situações.
Intimidade – as relações de intimidade são um tipo particular de interacção social que se manifestam em diferentes níveis relativamente às diferentes pessoas com que nos relacionamos. A possibilidade de se manterem relações de intimidade varia também de pessoas para pessoa, estando ligada à história pessoal, à personalidade e à experiência de vida de cada um. A intimidade implica comunicação que se pode manifestar de diversas formas, tais como, interacções verbais e interacções não verbais. É o contacto social que condiciona através das convenções sociais, as relações de intimidade e as suas expressões.
A amizade é uma das manifestações de intimidade que envolve relações em que estão presentes elementos como a confiança, cooperação, lealdade, etc
O amor – quando se fala de amor há que distinguir a que tipo de amor nos referimos:
O amor companheiro, (relações com pais, filhos, avós, familiares, amigos íntimos) e o amor apaixonado que se caracteriza também pelo desenvolvimento sexual.
Estereótipos – são crenças que dão uma imagem simplificada das características de um grupo ou de membros de um grupo. Têm uma função socioafectiva, porque dão um sentimento de identidade ao grupo que os partilha. Reforçam o sentimento de “nós” por oposição a outros. Os estereotipos aprendidos no decurso da socialização, correspondem a um processo de categorização social, tendo por função simplificar a interpretação do real.
Preconceitos – são atitudes que envolvem um pré-juízo, um pré-julgamento, na maior parte das vezes negativo, relativamente a pessoas ou grupos sociais. Os preconceitos tal como os estereótipos, aprendem-se no processo de socialização nos grupos a que se pertence, família, comunicação social, etc.
Nos preconceitos predominam a função socioafectiva, assumindo, frequentemente posições radicais contra grupos sociais, na sua expressão mais activa podem conduzir a actos de discriminação.
A discriminação – é o comportamento que decorre do preconceito, no limite pode conduzir à eliminação física do objecto de discriminação. Na base da discriminação está o preconceito que a fundamenta:
- Racial, sexista, religioso, étnico, etc.
Conflito/Cooperação
O conflito é uma tensão que envolve pessoas ou grupos quando existem tendências ou interesses incompatíveis, ocorre em relações próximas e ou independentes em que existe um estado de insatisfação entre as partes.
Sem omitir os aspectos negativos, actualmente considera-se o conflito como um factor de mudança e desenvolvimento social, dado que a vivência e a ultrapassagem dos conflitos respondem a processos de desenvolvimento pessoal e grupal, depois de ultrapassados os conflitos, favorecem respostas mais adaptadas.
Assim, conflito e cooperação são elementos integrantes a que se recorre para mediação e negociação para ultrapassar as diferenças conflituais.
Actualmente, a psicologia encara o conflito numa perspectiva positiva, contrariando a perspectiva pessimista e negativa que dominava.
8 comentários:
O relatório de aula da aluna Maria Antónia Dias está muito bem elaborado e conciso e, é de grande ajuda para os alunos que não puderam assistir a aula,tal como eu.
este texto ajudou-me para um trabalho :D
Fala muito pouco sobre a cooperação.
Gostei do texto!Explica resumidamente os "processos de relação entre os individuos e os grupos"
Ajudou-me para estudar :)
Deveria ter uma conclusão geral sobre o tema relações interpessoais
Gostei bastante do texto! Consegui estudar e perceber um capitulo de varios que tinha para estudar para um teste :). Obrigada e bom trabalho.
Muito bom , obrigado
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