quarta-feira, 21 de novembro de 2007

TESTE FORMATIVO DO TEMA: "EU COM OS OUTROS"


Teste Formativo do Tema 2 – Eu com os Outros – Nov. 07


Grupo I

1) A vinculação é:
a. A satisfação das necessidades fisiológicas que asseguram a sobrevivência;
b. A necessidade de criar e manter relações de proximidade e afectividade;
c. O laço afectivo e psicológico desenvolvido entre os bebés;
d. A influência que o bebé exerce sobre as emoções dos progenitores.

2) Analisa as seguintes afirmações sobre o conceito de vinculação. Selecciona, depois, a alternativa correcta:
1. Desde muito cedo o bebé discrimina e hierarquiza diversas figuras de vinculação;
2. O choro sinaliza uma relação de vinculação frágil, enquanto o sorriso dá conta de vínculos consolidados;
3. Agarrar e gatinhar são comportamentos activos de vinculação;
a. 1 e 3 são falsas; 2 é verdadeira.
b. 2 e 3 são falsas; 1 é verdadeira.
c. 2 é falsa; 1 e 3 são verdadeiras.
d. 3 é falsa; 1 e 2 são verdadeiras.

3) Na base da formação das primeiras impressões está o modo como percepcionamos o outro através de:
a. Indícios físicos; indícios verbais e não verbais; indícios comportamentais;
b. Indícios físicos; comportamentais; indícios sociais; verbais e intelectuais;
c. Indícios físicos; indícios emocionais; indícios socioeconómicos; indícios verbais;
d. Indícios interpessoais; indícios comportamentais e sociais; indícios não verbais.

4) Pode definir-se uma atitude como:
a. Um comportamento mais ou menos estável para responder aos desafios sociais de modo positivo ou negativo;
b. Uma predisposição mais ou menos estável para se comportar de determinada maneira, face a um objecto social;
c. O processamento de toda a informação social relativa ao mundo social em que estamos inseridos;
d. Conjunto de comportamentos construídos ao longo da vida e que se mantêm estáveis face aos objectos sociais.

5) Analisa as afirmações que se seguem sobre representações sociais. Selecciona, depois, a alternativa correcta.
1. Conjunto de explicações, crenças e ideias partilhadas e aceites colectivamente numa determinada sociedade;
2. Conjunto de explicações, crenças e ideias indispensáveis nas relações humanas e na comunicação e compreensão social;
3. Conjunto de processos produzidos pelas instituições sociais para receber, identificar e transformar as informações e crenças;
4. Reagrupamento de ideias, de imagens, de diferenças étnicas e políticas e de concepções comportamentais.
a. 1. e 3 são verdadeiras; 2. e 4. são falsas;
b. 1. e 4 são verdadeiras; 2. e 3. são falsas;
c. 1. e 2. são verdadeiras; 3. e 4. são falsas;
d. 1. e 2. são falsas; 3. e 4. são verdadeiras.

6) A influência social manifesta-se em três grandes processos:
a. Objectivação, obediência e conformismo;
b. Normalização, conformismo e obediência;
c. Aculturação, inconformismo e obediência;
d. Normalização, conformismo e ancoragem.

7) As normas sociais permitem:
a. Induzir a variação dos comportamentos;
b. Manifestar o inconformismo dos outros;
c. Apresentar valores alternativos;
d. Prever o comportamento dos outros.

8) A obediência é um processo de influência grupal que ocorre quando o sujeito:
a. É muito pressionado pelo grupo que quer atingir um objectivo específico;
b. Acata as ordens de uma figura de autoridade, não se sentindo responsável;
c. Aceita as ordens do líder para manter a coesão do grupo;
d. Acata as ordens de uma figura de autoridade assumindo a liderança.

9) A atracção interpessoal revela-se:
a. Na preferência por pessoas que têm o mesmo interesse por nós;
b. Na preferência por determinadas pessoas com quem gostamos de estar;
c. Na avaliação cognitiva que fazemos de determinadas pessoas;
d. No comportamento sociocultural de determinadas pessoas nos grupos.


10) Os estereótipos resultam de generalizações sobre as características dos outros. Esta afirmação é:
a. Verdadeira: os estereótipos resultam de generalizações acerca do comportamento dos grupos sociais.
b. Falsa: os estereótipos organizam a identidade individual e não o comportamento dos outros.
c. Verdadeira: os estereótipos atribuem aos membros de um grupo as mesmas características comportamentais.
d. Falsa: os estereótipos resultam de diferenciações sobre as características dos outros.

11) Os preconceitos são atitudes:
a. Infundadas que provocam diferenciações sociais.
b. Justificadas pelas diferenças socioeconómicas.
c. Apoiadas por processos cognitivos fundamentados.
d. Provadas por conhecimentos científicos.

12) A discriminação é o comportamento que decorre
a. da crença.
b. do preconceito.
c. do conformismo.
d. da obediência.

13) O conformismo pode ser descrito como:
a. A mudança comportamental para satisfazer ordens;
b. Uma mudança comportamental para obedecer a outrem, satisfazendo as expectativas sociais;
c. Uma mudança comportamental mais frequente nos grupos coesos, que se traduz numa aceitação pública de normas, de atitudes e de opiniões do grupo a que se pertence, satisfazendo as expectativas deste;
d. Uma mudança comportamental necessária e de acordo com o sistema de estatutos e papéis da sociedade.



Grupo II



1. A mãe, ou quem a substitui, desempenha um papel crucial nos primeiros tempos de vida do bebé. Justifique a afirmação.
2. Refira qual a importância de que se revestem os primeiros encontros entre as pessoas.
3. Diversos investigadores contribuíram para o desenvolvimento da teoria da vinculação. Apresente as conclusões pioneiras de René Spitz.
4. Justifique quais são os factores decisivos para a conformidade.
5. Porque é que as relações interpessoais se revestem de aspectos atractivos e intimistas ou agressivos e de afastamento?



Grupo III



“Os comportamentos e atitudes intergrupais por parte dos membros de cada grupo exprimem, no fundo, os interesses objectivos, do seu próprio grupo naquela situação. Sempre que esses interesses forem divergentes, mas os grupos precisarem de estar em relação um com o outro para os atingir, ou quando os interesses forem convergentes, mas os recursos limitados, não permitindo senão que um grupo os atinja, podemos esperar que se desenhe um conflito traduzido em comportamentos e atitudes competitivas que podem atingir formas elevadas de hostilidade e até de agressão”
Vala, J., citado in Ser Humano, Porto Editora, 2006, p. 195

· Comenta o texto, mobilizando os conhecimentos que adquiriste ao longo do tema Eu e os Outros.


Bom trabalho!

1 comentário:

Anónimo disse...

Ich denke, dass Sie sich irren. Geben Sie wir werden besprechen. Schreiben Sie mir in PM, wir werden umgehen. viagra cialis billig kaufen [url=http//t7-isis.org]levitra rezeptfrei[/url]