quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

ESCOLA E SENTIDO DE VIDA


“A escola não é estimulante e, para a maioria dos jovens, não faz o menor sentido. Ao fim de 12 anos de ensino, nenhum adolescente está qualificado para arranjar um emprego. Julgo que estamos a criar adolescentes com poucos projectos e grande dependência em relação aos pais.”

Eis uma tese recorrente do professor Daniel Sampaio. De facto, também me parece que o problema central da escola é a sua falta de sentido, a persistente alienação face ao presente, o fechamento de quase todos os horizontes. Não é, contudo, um problema recente. Já na década de 40, António José Saraiva, na obra “A escola, problema central da nação”, escrevia que o aluno na escola era como “um burro a andar à nora” e que a nota era quase a única motivação existente.
No entanto, cresce hoje a sensação de inutilidade e de vazio. Alonga-se o período de passagem entre a infância e a idade adulta, prolonga-se a dependência, cresce a sensação de ruína de referências estáveis. Sem luz no fundo do túnel escolar.

Mas estas ‘verdades’ também coexistem com o paradoxo. Embora a escola não tenha grande sentido, parece certo que é o lugar onde a maioria dos jovens gosta de estar. Porque é aqui, quando quase todas as instâncias de socialização e de inclusão apresentam sinais de crise, que os jovens encontram os amigos, estabelecem práticas de convivialidade, procuram esquecer as agruras e a indeterminação do presente. É na escola que encontram o refúgio e o parco sentido para as suas existências. É na escola, em regra nas margens do currículo prescrito, que os jovens vão podendo ser. Este paradoxo constitui uma oportunidade e um desafio. Aproveitando o ‘gostar da escola marginal’, temos todos de ser capazes de trazer os jovens para o coração da escola, para o coração do currículo. Mudando práticas de relação e de ensino. Analisando com os jovens os seus problemas. Construindo projectos precários mas viáveis. Desenvolvendo a participação crítica e criativa. Instaurando espaços e tempos de cidadania. Descobrindo novos sentidos para a vida escolar.

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