quinta-feira, 3 de março de 2011

PEDAGOGIA DO ELOGIO


A capacidade de reconhecer e celebrar o bom desempenho dos alunos (ou dos professores), a prática de descobrir e valorizar as pequenas coisas que se fazem bem, a atenção às atitudes de humanismo, solidariedade e responsabilidade são os ingredientes fundamentais de uma boa relação pedagógica, preditora poderosa do sucesso educativo.
E uma pedagogia do elogio é tanto mais necessária quanto parece não ocupar grande centralidade nas práticas educativas. A censura e a sanção, as chamadas de atenção face a comportamentos indesejáveis são muito mais frequentes do que as práticas de saudação, de gratificação e de elogio.
Nesta construção de uma pedagogia do elogio retenhamos seis princípios estruturantes:
Princípio da oportunidade - o sentido de oportunidade é muito importante quando se pretende reforçar positivamente determinada acção ou resultado. Deve ser na hora certa que o elogio se enuncia e manifesta.
Princípio da sinceridade - o elogio não pode ser forçado; quem o pratica tem de estar realmente convencido do mérito do que viu e agir então em conformidade. Um elogio mentiroso é contra-producente.
Princípio da especificidade - quando elogia especifique o motivo da satisfação para assim reforçar positivamente o comportamento.
Princípio da pessoalidade - elogiar frente a frente, olhos nos olhos; mas também nos trabalhos que os alunos realizam.
Princípio da positividade - não estrague o elogio com um "mas" que o destrói; concentre-se nos elementos positivos da acção, "esqueça" os secundários menos positivos e guarde-os para outra oportunidade.
Princípio da pró-actividade - use o elogio para reforçar positivamente a acção e para expressar expectativas elevadas para a realização das actividades futuras.
Todos os dias poderemos encontrar reais motivos para elogiar. E seremos melhores fazendo os outros acreditar nas suas potencialidades. São pequenos gestos, pequenos passos que muito podem significar.

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