quinta-feira, 3 de março de 2011
ACERCA DA PEDAGOGIA
Afirma A. Peretit que não existe pedagogia sem confiança, sem humor, sem indulgência. Prossigamos o enunciado dos seus pré-requisitos .
Não existe pedagogia sem alunos, sem pessoas, sem saber científico. Porque a pedagogia tem de ter referentes, sujeitos, objectos. A pedagogia faz-se da relação entre os saberes, os alunos, o professor. Não existe pedagogia sem gostar dos alunos concretos, sem acreditar na perfectibilidade do ser humano, sem a compaixão.
Não existe pedagogia sem o rigor da exigência e a distensão, sem a seriedade e o sorriso, sem a diversidade que combata o alheamento e o tédio.
Não existe pedagogia sem implicação, sem o sentido comunitário, sem a dádiva, a gratuitidade.
E não havendo pedagogia não há ensino (ou dificilmente há); e sem ensino não haverá aprendizagem. E sem aprendizagem não há crescimento. E sem crescimento não há a profissão docente, não há escola.
E para haver pedagogia (e ensino e aprendizagem e profissão e escola) tem de haver um esforço de construção de comunidades profissionais, tem de haver a cooperação, a procura colectiva das respostas para os infindáveis problemas.
Esta é a pedra angular da sobrevivência. Os meus leitores já o sentem, já o sabem. Falta agora alargar o círculo dos que o sentem e sabem.
José Matias Alves
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário