Escola Secundária de Miraflores
Trabalho de Projecto Curricular
Projectos de Aula –(Tópicos de resposta - Esboço) – Outubro 2007
Trabalho de Projecto Curricular
Projectos de Aula –(Tópicos de resposta - Esboço) – Outubro 2007
Psicologia- B -12R – 1.º módulo
A cultura
Quais são as características sociais da espécie humana?
De que forma essas características outorgam, ao ser humano, determinadas capacidades?
Que capacidades são essas?
Projecto 7 (Objectivo7)
1. Quais são os factores do meio que conferem ao indivíduo características humanas?
a. Como se caracterizam?
b. Como se relacionam entre si?
1.Cultura; padrões de cultura; aculturação; socialização
a. – Cultura → capital colectivo dos instrumentos adquiridos de geração em geração, através do processo de socialização;
- soma total de conteúdos, modos de pensamento e de comportamentos transmitidos no processo de socialização;
- uma totalidade onde se conjugam diversos elementos materiais e simbólicos, designadamente crenças (religiões, ideologias políticas, ideias humanitárias – filosofias: humanismo, racionalismo, existencialismo…), teorias (conhecimentos científicos e alternativos), construções (e objectos), valores, leis, normas e costumes…
- Padrões culturais →conjunto de comportamentos, práticas, crenças comuns aos membros de uma determinada cultura; servem de quadros de referência e marcam presença enquanto interpretações acessíveis às pessoas.
- Aculturação → conjunto de fenómenos resultantes do contacto continuo entre grupos de indivíduos pertencente a diferentes culturas;
Mudanças nos padrões culturais de ambos os grupos que decorrem (novos hábitos, novas formas de fazer e compreender o mundo);
Socialização → processo através do qual um de nós aprende e interioriza os padrões de comportamento, as normas, as práticas e os valores da comunidade em que se insere;
→ interiorização de modelos de comportamento) (integração de cada pessoa + reprodução do grupo e das suas formas de organização);
→ socialização e previsibilidade do comportamento individual, capacitação para a vida social.
b. – processo interactivo (interacção) mútuo;
- produção de cultura e do ser humano;
- normalização e previsibilidade de comportamentos;
- integração de cada pessoa e reprodução do grupo e das suas formas de organização;
- estabilidade dos integrantes dos grupos.
Projecto 8 (Objectivo 8)
1. Como se organiza a nossa história pessoal?
2. Como se relacionam os factores internos e externos ao ser humano?
3. A adaptação pressupõe sempre resultados positivos?
4. Como se diferenciam adaptação e autonomia?
1. – a história pessoal como um contínuo de organização entre factores internos e externos;
- relação íntima, simultânea e contínua entre natureza, sociedade e cultura;
- indivíduo → síntese singular, consistente, irrepetível de tudo o que cada um interioriza;
- o ser humano organiza-se em ambiente de suporte e de protecção diferenciados (socioculturais) construindo representações e conferindo sentido às suas experiências;
- relação entre o que é objectivamente percebido e o que é subjectivamente construído.
2. – influência mútua e de aspectos biológicos e socioculturais;
- negação de qualquer determinismo biológico ou sociocultural;- relação dialéctica entre (alguma) determinação fisiológica/genética e autonomia do sujeito na construção do mundo e sues significados;
- relação de autonomia e autodeterminação, ou seja, em cada indivíduo há uma influência das práticas e dos significados socioculturais interagindo com a singularidade do seu corpo, do seu ponto de vista e da sua experiência do mundo (significado);
- no significado realiza-se a singularidade de cada pessoa e a sua situação no contexto físico, biológico ou corporal, sociocultural e histórico;
- socialização e individuação (função integradora promovendo a nossa identidade pessoal coerente e dinâmica.
3. Adaptação → respostas dos organismos ao seu contexto, isto é, acção sobre os estímulos, interpretando-os e transformando-os de acordo com as suas necessidades;
- mas adaptação não é para o ser humano um acto passivo ou meramente reactivo:
4. Adapatação → capacidade de interacção entre o ser vivo e o meio;
- autonomia → auto-organização e criação de significado; capacidade para dar sentido;
- compreensibilidade da experiência;
- capacidade dos seres humanos de participarem nos processos de transformação e de determinação de si e dos seus ambientes socioculturais.
Projecto 9 (Objectivo 9)
1. Quais são as modalidades da variabilidade humana?
2. Como se explica essa variabilidade?
3. Quais as vantagens da diversidade humana?
1. – diversidade biológica com características genéticas, cerebrais (funcionais) anatómicas e fisiológicas:
- cor da pele → produção de melanina para proteger dos raios ultravioletas (estratificação geográfica; escuros → + raios UV);
- traços fisionómicos (desenho dos olhos; configuração do rosto, nariz; espessura dos lábios; cor dominante dos cabelos…)
- constituição genética dos seres humanos é muito semelhante (99,9% do código genético); 0,1% para diferenças individuais → fica, assim, em causa o conceito de raça;
- apesar das características funcionais do cérebro, o sistema nervoso não é igual em todos os indivíduos;
-hereditariedade individual faz a diferença, juntamente com as interacções que se estabelecem, desde a concepção, entre a carga genética e o meio;
- processo de desenvolvimento assegura as diferenças individuais.
- diversidade cultural
- insuficiência da informação do código genético para sermos o que somos → depende da oportunidade do contexto sociocultural;
- cérebro depende, para o desenvolvimento das suas capacidades, de informação que não está contida em si mesma;
-processo de integração numa sociedade, e numa cultura em particular, faz com que a diversidade cultural dos contextos socioculturais confiram ao ser humano uma grande diversidade n aparência física, nos modos de ser, estar, agir e pensar;
- compreender a diversidade cultural é fundamental para que possamos compreender a realidade sobre o que são os outros e o que somos nós.
- diversidade individual → somos constituídos por um corpo com certas características mas não determinado pela biologia escrita em nós. Agimos sobre o nosso corpo e, com ele, nos diversos contextos; - história pessoal e busca de significado para o que vai sucedendo;
- na busca de significado cada um vai constituindo o seu corpo, o seu cérebro, o seu património cultural e as suas aprendizagens e vivências sociais;
- nesta construção contam os dados biológicos e culturais, mas também escolhas e acções realizadas a cada momento;
- cada eu é uma unidade integrativa, única, estruturada e dinâmica: bio-psico-socio-cultural.
2. – incompletude do ser humano; complexidade;
- capacidade de auto-organização;
- ser de relação;
- negação de qualquer determinismo biológico ou sociocultural.
3. – consciência crescente da necessidade de se reconhecer o valor das diferenças entre as pessoas;
- atenção crescente às diferenças → desafio à igualdade, ao respeito pela diferença;
- respeito por um mundo mais justo, mais digno;
- multiculturalidade → todos diferentes, todos iguais.
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