sábado, 13 de outubro de 2007

Prémio Nobel da Medicina 2007


Na imagem acima podemos observar as células-tronco ou células-mãe, neste caso, de um rato. Estas células são igualmente conhecidas por células estaminais. Em especial, são aquelas que estão envolvidas em importantes pesquisas relacionadas com a manipulação genética.
Para mais informação sobre este tipo de células: aceder aqui

Este ano, o Prémio Nobel da Medicina foi atribuído a três cientistas e investigadores que em conjunto fizeram descobertas no desenvolvimento de tecnologia para a manipulação genética em ratos de laboratório. Estas investigações, na área da manipulação genética em mamíferos, têm-se revelado muito importantes para desenvolver pesquisas e terapias nos seres humanos.
Concretamente, estes investigadores foram premiados por terem conseguido modificar o código genético de ratinhos de laboratório, "activando" e "desactivando" genes. Conseguiram fazê-lo utilizando células-tronco embrionárias. Mas também está em causa o trabalho desenvolvido no isolamento de células doentes, por exemplo, cancerígenas, em animais de laboratório.

Para ler mais sobre o tema e a atribuição do Prémio Nobel da Medicina: aceder aqui

Como tem sido estudado por nós, a manipulação genética, no caso de seres humanos, depende do conhecimento do genoma humano. Hoje, ele é conhecido quase na sua totalidade. No entanto, antes de se actuar no ser humano, inúmeras experiências e investigações são realizadas. Para tal, utilizamos em larga escala os ratinhos de laboratório, os quais, sendo mamíferos, nos permitem pesquisar antes de intervir ao nível dos seres humanos. Por outro lado, esta possibilidade de manipulação genética depende, e muito, de tecnologias desenvolvidas para a sua prática. Todos estes aspectos encontram hoje grande interesse para o futuro da humanidade.
Actualmente, já dispomos de tecnologia que permite aos cientistas criar ratinhos de laboratório com mutações em qualquer gene. Assim, é possível manipular diversas sequências do ADN. E é deste modo que o nosso conhecimento sobre doenças genéticas avança...

No entanto, como também já foi assinalado nas nossas aulas, todas estas descobertas e novas possibilidades que nos surgem, modelando uma possível intervenção num futuro próximo, colocam inúmeras questões. Elas são de natureza diversa, mas sobretudo de natureza ética e moral.
Actualmente, a principal razão pela qual consideramos estas investigações de enorme importância é a sua aplicação na área da saúde e da medicina. Por processos como estes, é-nos possível estudar várias doenças e trabalhar para encontrar soluções e cura para as mesmas. Ou para a sua prevenção.
Mas se quisermos problematizar, coloca-se uma imensa questão: como será o ser humano do futuro?

O que deixo para análise, dirigido em especial aos meus alunos, é a leitura da notícia sobre os premiados este ano com o Nobel da Medicina. Gostaria que estivessem a par das investigações que actualmente se desenvolvem nesta área e que reflectissem sobre as suas consequências. Caso queiram, podem comentar este tema aqui (assim como outros temas que entendam assinalar). Podem também, pelo mesmo processo, colocar as vossas dúvidas. Procurarei esclarecê-las.

Seria útil também que exercitassem respostas às seguintes questões:
- Qual a estrutura do ADN?
- Em que consiste o genoma humano?

Bom trabalho!


3 comentários:

Anónimo disse...

O ADN é composto por açúcar (pentose), radicais fosfatos e por sequências de quatro bases nitrogenadas, ligadas por pontes de hidrogénio, formando uma estrutura semelhante a uma escada em espiral - a dupla hélice. A sequência de pares de bases assemelha-se aos degraus, enquanto a desoxirribose e o agrupamento fosfato se alternam, apresentando semelhança com o corrimão de uma escada em espiral.

As bases do ADN são:
- Adenina
- Guanina
- Citosina
- Timina
A cadeia de ADN apresenta-se enrolada numa estrutura em dupla-hélice que uma vez no núcleo recebe a acção de histonas e se enovela para formar a cromatina.

GENOMA HUMANO
O genoma humano, na sua forma diplóide, consiste em aproximadamente 6 a 7 milhões de pares de bases de DNA organizados linearmente em 23 pares de cromossomos. Pelas estimativas actuais, o genoma contém 50.000 a 10.000 genes (os quais codificam um número igual de proteínas) que controlam todos os aspectos da embriogenese, desenvolvimento, crescimento, reprodução e metabolismo-essencialmente todos os aspectos do que faz o ser humano um organismo funcionante.
Mª. Antónia Dias

Anónimo disse...

A estrutura do ADN e:
Segundo aos cientistas o ADN e uma hélice constituida por quatro substancias quimicas, quatro bases azotadas:a Adenina(A),Timina(T), Citosina(C),Guanina(G).
Estas bazes estão ligados duas a duas A-T e C-G
e ainda esta constituido cadeias de um açucar -a desoxirribose -,que alterna com grupos
fosfato-acido fosforico.
A cada conjunto formado, por uma desoxirribose,uma molécula de ácido ,fosforico e uma base azotada dase o nome de Nucleotido. O nucleotido constitui a unidade basica de ADN.

Anónimo disse...

O genoma humano e o conjunto de genes que constituiem o ser humano.
Florina