Escola Secundária de Miraflores
Teste Formativo do Tema 1- Psicologia B do 12:ºano – Outubro 2007
Grupo I
1. Os cromossomas são as estruturas mais importantes da célula porque:
a. Asseguram os nutrientes fundamentais para a sua manutenção;
b. São responsáveis pela transmissão da informação hereditária;
c. Estabelecem a comunicação entre o núcleo e os genes;
d. Asseguram a interacção entre a hereditariedade e o meio.
2. A quantidade de material genético em cada espécie mantém-se constante graças ao processo de:
a. Mitose;
b. Hereditariedade;
c. Meiose;
d. Clonagem.
3. Quanto à relação entre os genes recessivos e genes dominantes deve afirmar-se que:
a. Um gene recessivo somente exerce a sua influência se ambos os genes do par forem recessivos;
b. Os genes dominantes suplantam a influência dos genes recessivos;
c. Se um gene do par for dominante e outro recessivo, o gene dominante é que exercerá a sua inflência;
d. Todas as afirmações anteriores são verdadeiras.
4. Analisa as seguintes características e identifica as que correspondem à teoria da epigénese:
1. O desenvolvimento é o resultado de um processo gradual de crescimento, diferenciação e modificação;
2. O desenvolvimento resulta da amplificação das estruturas preexistentes no ovo;
3. A acção do meio permite que no processo de desenvolvimento surjam potencialidades não presentes no ovo;
4. O desenvolvimento e a construção do organismo dependem apenas do património genético.
a. 1 e 3 são falsas; 2 e 4 são verdadeiras.
b. 1 e 2 são verdadeiras; 3 e 4 são falsas.
c. 1 e 3 são verdadeiras; 2 e 4 são falsas.
d. 1 e 4 são verdadeiras; 2 e 3 são falsas.
5. As áreas pré-frontais são responsáveis pelas funções intelectuais superiores. Esta afirmação é:
a. Verdadeira: é nas áreas pré-frontais que se processa a coordenação dos sistemas nervoso e hormonal;
b. Falsa: as funções intelectuais superiores estão localizadas nos lobos parietais;
c. Verdadeira: é nas are-as pré-frontais que se processa a memória, a imaginação, a resolução de problemas;
d. Falsa: nas áreas pré-frontais estão situadas as funções da linguagem falada e escrita.
6. As afirmações que se seguem referem-se a funções de determinadas áreas cerebrais. Analisa-as e identifica a alternativa correcta.
1. Responsável pela linguagem falada e pelo discurso articulado;
2. Responsável pelos movimentos dos músculos;
3. Responsável pela coordenação entre as emoções e a capacidade de decidir;
4. Responsável pela planificação e pela capacidade de decidir.
a. 1. área de Wernicke; 2 lobo temporal; 3 e 4 área pré-frontais;
b. 1. área de Broca; 2 córtex motor; 3 e 4 áreas pré-frontais;
c. 1 e 2 área de Broca; 3 córtex motor; 4 áreas pré-frontais;
d. 1 e 2 áreas pré-fontais; 3 lobo temporal; 4 área de Wernicke.
7. Podemos definir um padrão de cultura como sendo o conjunto:
a. das normas jurídicas e morais expressas nas produções artísticas e tradições de uma determinada população;
b. de valores e conhecimentos que são transmitidos de geração em geração num determinado grupo social;
c. das produções culturais, materiais e simbólicas que marcam a forma de ser característica de uma determinada comunidade;
d. dos monumentos, das formas de vestir e de preparar os alimentos que são característicos de uma determinada população.
8. A socialização é o processo de aquisição e produção de formas partilhadas de estar em sociedade e de viver em conjunto. Esta afirmação é:
a. Falsa: a socialização refere-se ao exercício dos comportamentos sociais que fazem parte do património genético e dos padrões culturais vigentes;
b. Verdadeira: a socialização desenvolve-se durante a infância e orienta os seres humanos na sua forma de se comportar;
c. Falsa: a socialização refere-se ao processo de adaptação e integração social numa comunidade que não é originalmente a sua;
d. Verdadeira: a socialização é o processo de integração das pessoas num determinado grupo social, que passa pela adopção dos padrões culturais vigentes.
9. À realidade construída a partir das compreensões partilhadas entre as pessoas e que emerge quando estas vivem em conjunto e comunicam entre si dá-se o nome de:
a. Realidade física;
b. Mundo social;
c. Cultura dominante;
d. Realidade intersubjectiva.
Grupo II
1. A imaturidade biológica do ser humano abre um número indefinido de possibilidades.
Grupo I
1. Os cromossomas são as estruturas mais importantes da célula porque:
a. Asseguram os nutrientes fundamentais para a sua manutenção;
b. São responsáveis pela transmissão da informação hereditária;
c. Estabelecem a comunicação entre o núcleo e os genes;
d. Asseguram a interacção entre a hereditariedade e o meio.
2. A quantidade de material genético em cada espécie mantém-se constante graças ao processo de:
a. Mitose;
b. Hereditariedade;
c. Meiose;
d. Clonagem.
3. Quanto à relação entre os genes recessivos e genes dominantes deve afirmar-se que:
a. Um gene recessivo somente exerce a sua influência se ambos os genes do par forem recessivos;
b. Os genes dominantes suplantam a influência dos genes recessivos;
c. Se um gene do par for dominante e outro recessivo, o gene dominante é que exercerá a sua inflência;
d. Todas as afirmações anteriores são verdadeiras.
4. Analisa as seguintes características e identifica as que correspondem à teoria da epigénese:
1. O desenvolvimento é o resultado de um processo gradual de crescimento, diferenciação e modificação;
2. O desenvolvimento resulta da amplificação das estruturas preexistentes no ovo;
3. A acção do meio permite que no processo de desenvolvimento surjam potencialidades não presentes no ovo;
4. O desenvolvimento e a construção do organismo dependem apenas do património genético.
a. 1 e 3 são falsas; 2 e 4 são verdadeiras.
b. 1 e 2 são verdadeiras; 3 e 4 são falsas.
c. 1 e 3 são verdadeiras; 2 e 4 são falsas.
d. 1 e 4 são verdadeiras; 2 e 3 são falsas.
5. As áreas pré-frontais são responsáveis pelas funções intelectuais superiores. Esta afirmação é:
a. Verdadeira: é nas áreas pré-frontais que se processa a coordenação dos sistemas nervoso e hormonal;
b. Falsa: as funções intelectuais superiores estão localizadas nos lobos parietais;
c. Verdadeira: é nas are-as pré-frontais que se processa a memória, a imaginação, a resolução de problemas;
d. Falsa: nas áreas pré-frontais estão situadas as funções da linguagem falada e escrita.
6. As afirmações que se seguem referem-se a funções de determinadas áreas cerebrais. Analisa-as e identifica a alternativa correcta.
1. Responsável pela linguagem falada e pelo discurso articulado;
2. Responsável pelos movimentos dos músculos;
3. Responsável pela coordenação entre as emoções e a capacidade de decidir;
4. Responsável pela planificação e pela capacidade de decidir.
a. 1. área de Wernicke; 2 lobo temporal; 3 e 4 área pré-frontais;
b. 1. área de Broca; 2 córtex motor; 3 e 4 áreas pré-frontais;
c. 1 e 2 área de Broca; 3 córtex motor; 4 áreas pré-frontais;
d. 1 e 2 áreas pré-fontais; 3 lobo temporal; 4 área de Wernicke.
7. Podemos definir um padrão de cultura como sendo o conjunto:
a. das normas jurídicas e morais expressas nas produções artísticas e tradições de uma determinada população;
b. de valores e conhecimentos que são transmitidos de geração em geração num determinado grupo social;
c. das produções culturais, materiais e simbólicas que marcam a forma de ser característica de uma determinada comunidade;
d. dos monumentos, das formas de vestir e de preparar os alimentos que são característicos de uma determinada população.
8. A socialização é o processo de aquisição e produção de formas partilhadas de estar em sociedade e de viver em conjunto. Esta afirmação é:
a. Falsa: a socialização refere-se ao exercício dos comportamentos sociais que fazem parte do património genético e dos padrões culturais vigentes;
b. Verdadeira: a socialização desenvolve-se durante a infância e orienta os seres humanos na sua forma de se comportar;
c. Falsa: a socialização refere-se ao processo de adaptação e integração social numa comunidade que não é originalmente a sua;
d. Verdadeira: a socialização é o processo de integração das pessoas num determinado grupo social, que passa pela adopção dos padrões culturais vigentes.
9. À realidade construída a partir das compreensões partilhadas entre as pessoas e que emerge quando estas vivem em conjunto e comunicam entre si dá-se o nome de:
a. Realidade física;
b. Mundo social;
c. Cultura dominante;
d. Realidade intersubjectiva.
Grupo II
1. A imaturidade biológica do ser humano abre um número indefinido de possibilidades.
Justifique a afirmação.
2. Quais são as características específicas do cérebro humano?
3. A cultura une e diversifica a humanidade. Esclarece o que se entende por padrão cultural.
4. Cada ser humano é um produto sempre em aberto de uma auto-organização permanente.
2. Quais são as características específicas do cérebro humano?
3. A cultura une e diversifica a humanidade. Esclarece o que se entende por padrão cultural.
4. Cada ser humano é um produto sempre em aberto de uma auto-organização permanente.
Mostre a importância deste processo no sentido que cada um atribui à experiência vivida.
Grupo III
“Se tudo no Homem tem como ponto de partida a biologia, nem tudo no ser humano deriva dela.”
· Comenta o texto, mobilizando os conhecimentos que adquiriste sobre genética, cérebro e cultura.
Bom trabalho!
Grupo III
“Se tudo no Homem tem como ponto de partida a biologia, nem tudo no ser humano deriva dela.”
· Comenta o texto, mobilizando os conhecimentos que adquiriste sobre genética, cérebro e cultura.
Bom trabalho!
Professor Roque Antunes
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