Stephen Jay Gould (1942-2002) foi biólogo e seguidor de Darwin. Procurou desenvolver e fundamentar a teoria evolucionista. Um dos seus maiores méritos terá sido o de ter tornado acessível ao grande público a teoria evolucionista.
Em 1977, Gould publicou o seu livro Ontogeny and Phylogeny. Fez aí uma análise histórico-crítica da Lei da Recapitulação de Haeckel e sugeriu uma nova perspectiva sobre o processo da evolução.
De acordo com Stephen Jay Gould, a ontogénese é central na compreensão do desenvolvimento humano. Neste sentido, o autor opõe-se a uma visão reducionista que esquece a importância do estudo do organismo individual.
Muitos foram os contributos de Gould para o estudo do desenvolvimento humano. De referir, com especial destaque, o conceito de neotenia e o papel do inacabamento do ser humano. A partir destes conceitos, a perspectiva de Gould defende que a ontogénese determina, em larga escala, a filogénese, e não o inverso, como se depreende da perspectiva de Haeckel e respectiva Lei da Recapitulação.
Este tópico faz parte dos conteúdos a trabalhar para o próximo teste de avaliação sumativa.
Deixo aqui ficar algumas hipóteses de questões relativas ao tema, as quais poderão servir de base de trabalho para todos os alunos envolvidos na disciplina de Psicologia B do 12ºano. Pretendem ser um instrumento auxiliar de preparação, em particular para as turmas com as quais os professores e autores deste blog desenvolvem as suas actividades lectivas.
Questões:
1 - Defina filogénese e ontogénese.
2 - A perspectiva de Haeckel, acerca do desenvolvimento, está condensada na sua Lei da Recapitulação.
Em que consiste esta perspectiva?
3 - O ponto de vista de Stephen Jay Gloud, sobre o desenvolvimento, privilegia o papel da ontogénese. Neste sentido, opõe-se à perspectiva de Haeckel.
Esclareça as consequências desta oposição.
4 - Relacione neotenia e inacabamento do ser humano.
Bom trabalho para todos!
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