terça-feira, 14 de abril de 2009

SÍMBOLOS DA PÁSCOA


Hoje, o tema é, primeiramente, doce e quente... depois castanho-escuro, com um cheirinho maravilhoso, além é claro, de uma grande tradição. Já descobriram o que é? Bem, vamos dar mais uma dica! É uma festa muito, muito famosa que existe em quase todos os países do mundo. Ainda não descobriste? Tem a ver com primavera, coelho, ovos de chocolate e Jesus Cristo! Isso mesmo é a Páscoa!!!!! Tu gostas da Páscoa?
Vamos aprender sobre essa festa tão importante e descobrir que a Páscoa não é só para comer os fantásticos ovos de Páscoa.
A História começa com... Sabes qual a semelhança entre o coelho e Jesus Cristo? Bem, os dois são símbolos da Páscoa. Bem, isso pode parecer estranho mas é verdade. Na Bíblia, não existe nada a respeito do coelho, nem de ovos de chocolate e sim a história de Jesus e a festa que comemora a sua ressurreição, a Páscoa.
Então, tu perguntas porque o ovo de chocolate é o símbolo da Páscoa. Ora, essa tradição do coelho e dos ovos é muito antiga e tem a ver com a Primavera. Para os antigos habitantes da Europa, festejar a Primavera sempre representou a passagem de um tempo escuro e triste para um mundo iluminado, de vida nova na Natureza. Era uma espécie de renascer.
A Páscoa é uma festa com muitas tradições que se misturaram com o passar dos séculos, na Europa. Tem a ver com religiões bem antigas e com o Cristianismo.
Depois de falarmos sobre a Páscoa como uma festa da Primavera, vamos agora para o Oriente. Enquanto, os antigos europeus cantavam e dançavam dando boas-vindas à primavera, os judeus comemoram há cerca de 3 mil anos a Páscoa Judaica. Essa festa celebra a fuga dos judeus do Egipto, onde eram escravos para as terras onde hoje é Israel. Então, é uma festa de libertação, onde entre outras coisas se come o Cordeiro Pascal, pão sem fermento (o "matzá"), ervas amargas e vinho
A Páscoa que comemoramos cá em Portugal é a Páscoa Cristã. É o dia mais importante da Semana Santa, pois é quando Jesus ressuscita e vai para o céu. A data da Páscoa foi fixada pela Igreja Católica no ano 325, de modo a ser no domingo mais próximo da primeira Lua Cheia do mês lunar que começa na primavera. Isso é um bocadinho complicado mas não te preocupes, pois vamos explicar.
O dia da Páscoa é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre depois de 21 Março (início da primavera), pois a Lua Cheia não é a Lua Cheia verdadeira que conhecemos. Ela é uma lua a fingir, chamada “lua eclesiástica”, feita a partir de muitos cálculos pela Igreja. A sequência de datas varia de ano para ano, sendo no mínimo em 22 de Março e no máximo em 24 de Abril, transformando a Páscoa numa festa móvel.
Símbolos da Páscoa.
Os símbolos da Páscoa são o coelho e os ovos. A tradição do coelho é dos emigrantes alemães que foram para a América e acreditavam que o coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã do Domingo de Páscoa.
A tradição não veio para Portugal, mas a imagem do coelho, sim. O outro símbolo é o ovo que representa o nascimento e a renovação. De uma forma simples, podemos dizer que é o símbolo da vida. Os símbolos cristãos da Páscoa são o cordeiro que simboliza Jesus Cristo, a cruz que representa a morte e ressurreição e a vela que simboliza a luz.
A Páscoa em Portugal
A Páscoa em Portugal está ligada a ressurreição de Cristo e a celebração da vida. Além dessas celebrações e significados, a Páscoa é uma festa dos padrinhos e madrinhas, que costumam dar aos afilhados dois “petins” (pão de trigo), conforme a idade deles ou o folar que é um bolo de massa seca, doce e ligada, condimentado com canela, erva-doce e, conforme o seu tamanho, por um ou vários ovos cozidos inteiros.
E no mundo...
Pois é, com uma origem tão misturada, a comemoração da Páscoa não é igual em todas as zonas. Por isso, cada cultura comemora a Páscoa de sua maneira bem especial...
Como já falamos no programa sobre Macau, O “Ching-Ming”, ou Suprema Luz é uma festividade que ocorre na mesma época da Páscoa, onde são visitados os túmulos dos antepassados e feitas oferendas, em forma de refeições e doces.
Nos países do leste da Europa, a tradição mais forte é a decoração de ovos que se oferecem a amigos e parentes. A tradição diz que, se as crianças forem bem comportadas na noite anterior ao Domingo de Páscoa e deixarem um boné num lugar escondido, o coelho deixará doces e ovos coloridos.
Na França e na Bélgica, os sinos das igrejas ficam bem quietos da sexta-feira até o Domingo. E os pais dizem para seus filhos que os sinos não tocam, pois voaram até Roma!
Os italianos comemoram esse feriado com grandes desfiles nas ruas, alguns deles com tradição de centenas de anos. E, depois de assistir aos desfiles, vão pra casa e comem um belo “agnellino”, que é um tipo de cordeiro assado.
A Páscoa da Suécia faz lembrar o dia das bruxas. Na véspera da Páscoa, as crianças suecas vestem-se de bruxos, visitam seus vizinhos e deixam um cartão decorado para conseguirem doces ou dinheiro! Os cartões são deixados nas caixas de correios ou debaixo das portas, sem que ninguém veja quem os colocou!
Na Guiné Bissau e Moçambique, a Páscoa é a Festa da Vida, onde as famílias almoçam juntas, há música e dança e depois vão nas casas fazerem visitas e fazem mais e mais festas, pois Cristo ressuscitou.

Sem comentários: