quinta-feira, 9 de abril de 2009
EBC (Educação Baseada na Consciência) - Escolas sem Stress
Escolas sem Stress
Nos Estados Unidos, dez milhões de crianças estão medicadas com anti depressivos. Acredita-se que um número maior de crianças noutros países está sob medicação similar. Aqui residem dois factos terríveis: primeiro, que tantos jovens sejam diagnosticados como clinicamente deprimidos; e segundo, que são forçados a tomar medicamentos potentes, a maioria portadores de efeitos colaterais perigosos conhecidos. (De facto, o anti depressivo mais amplamente prescrito, Prozac, acabou de ser proibido pela FDA, na utilização em crianças, porque foi demonstrado que leva ao suicídio.)
Escola sem Stress assenta sobre a força de 29 anos de sucesso na introdução da Meditação Transcendental e da Educação Baseada na Consciência aos estudantes das escolas públicas e privadas em todo o mundo, para desenraizar a causa do stress e expressar o pleno potencial de cada estudante.
Educadores estão a adoptar cada vez mais o programa por causa dos seus resultados tangíveis para os estudantes, tal como o exemplo de Carmen N’Namdi, Directora da Nataki Talibah Schoolhouse, em Detroit, Estados Unidos.
Carmen N’Namdi
A Sr.ª N’Namdi é co-fundadora e directora da Nataki Talibah Schoolhouse de Detroit; é presidente do Comité da National Charter School Institute, EUA; e membro do Comité da Michigan Association of Public School Academies. A Nataki é uma escola do ensino básico vencedora de prémios, onde 120 professores e alunos praticam Meditação Transcendental em grupo, duas vezes por dia.
Um estudo sobre crianças meditantes nesta escola do ensino básico em plena baixa de Detroit—e a experiência dos seus professores e pais—confirma o que a investigação previamente publicada demonstrou: O programa da Meditação Transcendental aumenta a felicidade interior, a auto estima, a valorização pessoal e reduz ansiedade e depressão. Os resultados da investigação e a experiência das aulas sugerem que este mesmo programa, oferecido aos estudantes numa escala mais ampla, poderia bem proporcionar o antídoto não-químico para a depressão infantil—ou melhor ainda—prevenir a depressão à partida.
Veja a reportagem da NBC Television sobre a experiência da Meditação Transcendental na Escola Nataki. [5 minutos].
Comentários de DaimlerChrysler, um dos patrocinadores do programa: ‘A DaimlerChrysler está sempre interessada em apoiar programas que melhorem a aprendizagem e aliviem o stress nas crianças. A Meditação Transcendental demonstrou ser uma técnica de elevada eficiência para atingir estes objectivos—e é por isso que estamos satisfeitos ao apoiar a sua utilização em Detroit.’—Nellie LaGarde, Gestora de Programas Educacionais, Relações Cívicas e Comunitárias, DaimlerChrysler.
—Nellie LaGarde, Gestora de Programas Educacionais, Relações Cívicas e Comunitárias, DaimlerChrysler.
Eis aqui em resumo, a “História da Nataki’:
‘A Meditação Transcendental é a coisa mais óbvia e lógica no mundo: proporciona aos estudantes um método fácil e prático para os ajudar a clarificar as suas mentes, dissolver o stress e sentir mais autoconfiança’
—Jane Pitt, directora de programa de MT, Escola Nataki.
A Casa Escola Nataki Talibah de Detroit fica situada num velho edifício em tijolo de três andares, a noroeste de Detroit, à saída de Seven Mile—um prolongamento contrastante da avenida, na sua maior parte com fachadas de lojas, igrejas e lojas de bebidas alcoólicas. Há barras de aço nas janelas e portas das casas à volta da Escola—decorativas mas sobretudo protectoras.
Mas, embora a sua localização possa não ser a melhor, a escola Nataki (K-8), fundada 30 anos atrás pela educadora Carmen N’Namdi e pelo seu marido George, psicólogo, é francamente notável. Nataki ganhou uma reputação bem merecida pela sua excelência em toda a cidade e a escola atrai estudantes – todos eles afro americanos—de toda a metrópole de Detroit. De facto, muitos dos líderes cívicos e governamentais da cidade, frequentaram a Nataki em crianças.
Desde 1997, a Sr.ª N’Namdi decidiu introduzir o programa de MT junto dos estudantes e corpo docente por uma razão: quis oferecer a todos da sua escola um simples instrumento para diminuir o stress e despoletar o sucesso. Ela continua a oferecer o programa na Nataki a cada ano por uma razão: funciona.
Durante estes oito anos, Jane Pitt orientou o programa de Meditação Transcendental na escola, onde tantas como 125 crianças (e 30 professores) praticaram a técnica em conjunto, duas vezes por dia, no ginásio da escola. Ela descreve a cena que se representa por si mesma a cada dia como parte da rotina normal da escola:
‘Uma horda de estudantes activos e enérgicos, do 2º e 3º ciclos, entram em balbúrdia no ginásio, tiram cada qual a sua cadeira ‘de encosto’ do palco e sentam-se em filas com os seus companheiros. As conversas com os amigos terminam, põem-se confortáveis—as luzes da sala são diminuídas.
Começam a sua prática da técnica de Meditação Transcendental e literalmente, em poucos segundos, a sala torna-se profundamente silenciosa. Depois, após dez minutos, descansados e refrescados, levantam-se, arrumam as cadeiras de encosto e principiam o seu dia de escola. Por agora, todo o processo é pura rotina.‘
—Jane Pitt, directora de programa de MT, Escola Nataki
Os benefícios da prática duas vezes por dia foram imediatos. ’Os estudantes afirmaram que estavam mais concentrados nas aulas e os professores reportaram maior energia ao longo do dia. Ambos os grupos notaram que tinham mais paciência em lidar uns com os outros. Os pais notaram as mudanças nos seus filhos de tal forma que quiseram aprender a técnica da MT eles próprios—e quiseram que os seus outros filhos aprendessem também’, acentua a Sr.ª Pitt.
Para mais informações Consultar Blogue oficial da MT em Portugal:pazmundialmaharishi.blogspot.com
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