quarta-feira, 21 de setembro de 2011
EFICÁCIA ESCOLAR
Factores associados à eficácia escolar
Liderança profissional: Firme e objectiva; Abordagem participativa
Orientação/direcção profissional: Visão partilhada e com objectivos Concordância; Colegialidade e colaboração; Prática consistente
Envolvimento na aprendizagem Ambiente: Organizado; Trabalho atractivo e motivador.
Concentração no ensino-aprendizagem: Rentabilização do tempo; Ênfase académico; Enfoque no sucesso
Objectivos de ensino: Organização eficiente; Clareza; Aulas estruturadas; Prática flexível
Expectativas elevadas: Expectativas globais elevadas; Comunicação das expectativas
Proporcionar desafios intelectuais: Reforço positivo Claro; Admoestações/punições justas; Feedback
Monitorização dos progressos: Monitorização dos desempenhos dos alunos; Avaliação dos desempenhos escolares
Responsabilização dos alunos (direitos e deveres): Elevação da auto-estima; Atitude responsável; Controlo do trabalho
Parceria casa/escola: Envolvimento dos pais na aprendizagem dos filhos
Organização do processo de aprendizagem: Planificação apoiada no “staff” escolar (planificação feita ao nível do conselho de turma/docentes).
Fonte: Vitor Sil (2008). Tese de Doutoramento. Estratégias Pedagógicas no Ensino de Alunos em Risco de Insucesso Escolar. Universidade do Minho, pág. 39.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário