domingo, 24 de abril de 2011

PROFESSOR E A SUA INFLUÊNCIA


Quer o professor queira ou não, tudo o que diz, faz e é tem uma enorme influência no desenvolvimento do carácter dos alunos. Quantos alunos são salvos diariamente pela forma como o professor exerce a sua autoridade e influência? Quantos se perdem porque não tiveram a oportunidade de beneficiar de professores com autoridade e influência?
O professor ensina pela palavra, pela forma como interage com os alunos, pelas atitudes que manifesta diariamente na sala de aula, nos corredores da escola, no bar e na sala de professores. Onde quer que está uma professora está uma educadora. Até o professor que se demite das funções de educador, aquele que prefere fingir que não vê o que se passa, que está ali apenas para despejar matéria e que recusa formular juízos de valor, não deixa de condicionar e influenciar o desenvolvimento do carácter dos alunos.
É melhor que o professor tome consciência da importância que tem no moldar do carácter dos alunos porque, se agir de forma consciente e reflexiva, pode evitar erros que sairão caros aos alunos.
Como é que o professor influencia os alunos?
Através do seu exemplo e da sua personalidade.
Pela palavra e pelo ensino.
Com a sua autoridade institucional.
Com a sua autoridade pessoal e psicológica. Esta última é natural mas pode ser aperfeiçoada.

Sem comentários: