domingo, 4 de janeiro de 2009

PAZ ACTIVA


Se queres a paz, prepara a paz. Devia ser a regra número um que a todos vinculasse. Sobretudo quando se trabalha na educação.

Uma bela reflexão para este inicio do ano de 2009. A paz tem de começar dentro de nós, em nós e para connosco mesmo e para com os que nos rodeiam. Votos de uma Ano Novo cheio de muito amor, compaixão e paz, paz interior, paz nos corações, paz à nossa volta, paz no mundo.
«Existe uma tentação extremamente subtil e perigosa para confundir a paz com a simples ausência de guerra, como se fôssemos tentados a confundir a saúde com a simples ausência de doença, ou a liberdade com a ausência de prisões. Por exemplo, «coexistência pacífica» é uma expressão que significa ausência de guerra e não paz verdadeira. Passemos, então, a definir «paz positiva» como o começo da compreensão mútua, do respeito e consideração pelo outro como diferente de nós. A paz positiva é aquilo que chamo coexistência dos espíritos e dos corações. Esta definição é válida para a paz entre grupos, nações, blocos, etc...»

Dominique Pire em «Construir a Paz»

Sem comentários: