domingo, 21 de setembro de 2008

Perguntas para a Psicologia


Quem somos nós? O que somos? Qual a nossa origem? Como funcionamos? Como se explicam os nossos comportamentos, que nem sempre mostram ser os mais adequados? Porque temos determinadas reacções psicofisiológicas? Como se explicam as variações no nosso sentido de humor? Se temos uma individualidade própria, porque nos parecemos com os nossos ascendentes? Porque nos relacionamos tão bem com algumas pessoas e temos dificuldades com outras, em o fazer? Se amamos os nossos familiares, porque entramos em conflito com eles? Qual a razão de ser dos nossos preconceitos? Porque é que algumas pessoas não compreendem noções teóricas e se saem tão bem a resolver problemas práticos? O que é a nossa inteligência? Em que medida é que o pensamento se deixa afectar por emoções fortes? Pensamento e emoção serão realidades opostas, ou o pensamento comportará forte componente emocional? O que determina as nossas escolhas? A personalidade será estável, ou será uma estrutura afectada por mudanças ligadas ao tempo e às circunstâncias?

Ao longo do nosso curso de Psicologia B vamos procurar encontrar respostas para todas estas interrogações, ou pelo menos algumas delas e outras que nos inquietam.

1 comentário:

Anónimo disse...

sou fascinado pela pisicologia, porém sou autodidata, assisto sempre a programas de debates onde se destacam profissionais desta area, gosto das explicaçoes e do desfecho, qual seria o site mais apropriado pra um adimirador assiduo acessar? parabens.