quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Tópicos de Resposta Projecto 1 - Eu nos Contextos

Projecto 1 (Objectivo 1)
1. O que é o modelo ecológico de desenvolvimento?
2. Define contexto.
3. Em que diferentes contextos vivem os indivíduos?
4. Como se caracteriza:
a. Microssistema;
b. Mesossistema;
c. Exossistema;
d. Macrossistema;
e. Cronossistema.
5. Como se posicionam os indivíduos em cada um deles?

1. O que é o modelo ecológico de desenvolvimento?
→ Estudo científico da acomodação progressiva, mútua entre um ser humano activo, em desenvolvimento, e as propriedades mutantes dos ambientes imediatos em que a pessoa em desenvolvimento vive, conforme esse processo é afectado pelas reacções entre esses ambientes, e pelos contextos mais amplos em que esses ambientes estão inseridos (Bronfenbrenner, 1996, psicólogo russo)
→ modelo que encara o desenvolvimento humano como um processo que decorre ao longo de toda a vida a partir de interacções entre os indivíduos e os seus contextos de vida.
→ modelo em que os padrões comportamentais são estudados no meio natural da vida quotidiana dos indivíduos em cujo campo psicológico se inclui os objectos, os acontecimentos, os símbolos e as significações com os quais o sujeito interage; tenta-se assim dar uma noção integrada do sujeito (influência de Kurt Lewin com a noção de grupo como realidade social);
→ permite dar uma mais abrangente dos vários factores, pessoais ou do contexto, que influenciam a trajectória desenvolvimental de um individuo;
→ estudo científico dos ambientes, contextos saudáveis e naturais com os quais o indivíduo interage enquanto processo diferenciado;
→ distingue-se das concepções desenvolvimentais que representam o desenvolvimento como uma sucessão de etapas pré-existentes à vivência.

2. Define contexto
→ Meio situacional em que a pessoa ou organismo vive, ou ao qual está ligado e que de um modo mais ou menos directo influenciam a nossa vida;
→ contextos implicam o indivíduo e sistemas dinâmicos, modificáveis e em constante desenvolvimento;
→ meio ambiente em que o indivíduo está inserido e onde se desenrolam processos desenvolvimentais;
→ ex: família, escola, grupo de amigos sociedade recreativa, município, local de trabalho, país, continente, século…
→ pode falar-se em contextos mais imediatos, nos quais a pessoa em desenvolvimento vive, como nos mais remotos, em que a pessoa nunca esteve, mas que se relacionam e têm o poder de influenciar o curso do desenvolvimento humano

3. Em que diferentes contextos vivem os indivíduos?
→ microssistema, mesossistema, exossistema, macrossistema e cronossistema.

4. a) Microssistema
→ um padrão de actividades , papéis e relações interpessoais vivenciados pelo indivíduo num determinado ambiente peculiar de grande proximidade, em que os indivíduos participam directamente e em continuidade;
→ contextos imediatos, de grande proximidade
→ (Ex.: contextos onde as pessoas estabelecem relações face a face, como a família, a escola, o infantário, o grupo de colegas, amigos)

b) Mesossistema
→ relação que se estabelece entre componentes do microssistema, isto é, as interacções e os processos que ocorrem entre dois ou mais contextos do microssistema; (as relações que se estabelecem entre a escola e a família, por ex., fazem parte do mesossistema
→ inclui as inter-relações entre dois ou mais ambientes nos quais o indivíduo participa activamente: família, escola, vizinhança…
→ sistema de ligação entre contextos do microssistema (relações mútuas entre contextos imediatos dão-se ao nível do mesossitema…);
→ um sistema de microssistemas (por ex.:para uma criança de 10 anos, o mesossitema envolve as interacções entre a família, a escola e o grupo de amigos).

c) Exossistema
→ sistema de ligação entre contextos em que o indivíduo participa directamente apenas num deles (por ex.: a relação entre a tua família e o local de trabalho dos teus pais, i.é, participas directamente na tua família e não participas no local de trabalho dos teus pais, mas o que lá acontece influencia o teu desenvolvimento)
→ refere-se aos ambientes que não envolvem directamente a pessoa mas que a afecta indirectamente: o trabalho dos pais, o jardim de infância no qual o irmão está inserido, os amigos dos pais

d) Macrossistema
→ contexto englobante, i. é, o sistema mais alargado em termos dos contextos de vida de qualquer individuo;
→ “refere-se a consistências, na forma e conteúdo de sistemas de ordem inferior (micro, meso, exo) que existem, ou poderiam existir, ao nível da subcultura como um todo, juntamente com qualquer sistema de crença ou ideologia subjacente a essas consistências” (Bronfenbrenner, 1996);
→protótipos gerais, existentes na cultura ou subcultura, que afectam ou determinam o complexo de estruturas ou actividades ocorrentes nos níveis mais concretos;
→ relaciona-se com o sistema de valores crenças, maneiras de ser ou de fazer, estilos de vida de uma determinada sociedade, cultura ou subcultura veiculados ao nível dos subsistemas (exo, meso, microssistema).

d) cronossistema
→ incorporação no contexto de vida de uma dimensão temporal;
→ entendido como o desenvolvimento no sentido histórico, i.é, como como ocorrem as mudanças nos eventos no decorrer dos tempos, devido às pressões sofridas pela pessoa em desenvolvimento (por ex.: a diferença na maneira dos pais criarem os seus filhos, na década de 40 e na década de 80, ou na actualidade).

5.
→ influência da perspectiva fenomenológica no estudo do comportamento em desenvolvimento. O que se torna importante é a realidade, não como ela existe objectivamente, mas como ela é percebida pelo sujeitos. Um indivíduo não reage a um estímulo, mas à interpretação que faz do estímulo. Dá-se aqui maior importância aos conhecimentos e à iniciativa dos sujeitos e às forças ambientais actuantes que emanam da intercepção dos diversos contextos